sábado, 18 de abril de 2015

FAEP quer prorrogação do CAR



Se não conseguir visualizar este email, clique aqui!.
Logotipo do Sistema FAEP
www.sistemafaep.com.br
listras
Ícone do Facebook
Ícone do Twitter
Ícone do youTube
Ícone do Flicker

FAEP quer prorrogação do CAR

O governo causará um imenso problema a mais de 4 milhões e 500 mil produtores
A ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, anunciou em entrevista coletiva na ExpoLondrina, na manhã dessa sexta-feira (17/4) que o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) não será prorrogado.
Leia abaixo a íntegra do novo ofício que a FAEP encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) protestando a posição do Governo.
Senhora Ministra (do Meio Ambiente)
         Embora prevista na lei (§ 3º do art. 29 da lei 12.651/2012), a prorrogação do preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), não deverá ocorrer, segundo Vossa Excelência anunciou em vossa entrevista concedida na ExpoLondrina, na manhã do último dia 17.
O prazo final estabelecido para o cadastro de todas as propriedades rurais do país – 520 mil no Paraná-, é o dia 05 de maio próximo. Se essa decisão não for revista, o governo causará um imenso problema a mais de 4,5 milhões de produtores. Segundo o próprio MMA apenas 14% dos 5,2 milhões  de produtores rurais fizeram ou conseguiram preencher o Cadastro até a primeira quinzena de abril.
As declarações de Vossa Excelência imediatamente provocaram reações críticas de produtores e entidades.  Já enrolado na economia, na política e com vários setores da sociedade, não parece ser interessante ao governo Dilma se enroscar desta vez com quem ainda oferece saldos positivos à Nação.
São vários os motivos dessa baixa adesão ao CAR. O primeiro deles é o limitadíssimo acesso à Internet no interior do país que quando existe é de baixíssima qualidade.  O governo federal vem anunciando há anos o acesso universal à Internet  para todos os brasileiros e a situação continua a mesma.
Matérias na imprensa revelam que muitos produtores nem  sequer sabem da existência do CAR, muito menos do seu preenchimento.  Para quem conhece a Lei,  preencher o CAR é na verdade percorrer uma verdadeira Via Crucis repleta de barreiras imprevistas  e insuperáveis. Na tarde do último dia 17, às 14 horas, por exemplo, quem tentou abrir o programa viu na tela do computador: “erro interno do servidor”. Embora Vossa Excelência, em Londrina, tenha defendido o uso do programa “off line” (sem Internet), o problema é que é necessário estar online para enviar o arquivo do CAR e consequentemente obter o recibo dessa entrega.  
Na verdade, o próprio governo não cumpriu os prazos previstos no decreto 8.235 (05.05.2014), assinado pela Presidente da República e por Vossa Excelência. Por exemplo:
- No dia 06 de maio do ano passado, o site do MMA disponibilizou o primeiro programa de preenchimento do CAR. Havia uma propriedade padrão a ser seguida nessa plataforma, mas cada uma das mais de 5 milhões de propriedades rurais do país tem suas características próprias.  Essa foi a chamada Plataforma 1.0.
- De lá para cá apareceram uma série de problemas e já estamos na 1.8, ou seja, oitava versão atualizada do programa de preenchimento do Cadastro. O número da matrícula na versão 1.0, por exemplo, não saia no recibo o número das matrículas envolvidas, não sendo aceito pelos cartórios. Na atual versão 1.8, proprietários de áreas maiores não conseguem adicionar o número da certificação do INCRA no Cadastro porque tem números e letras, mas o programa só aceita números.
Tendo em vista tantos problemas, o estresse a que o governo federal está submetendo os produtores rurais por não prorrogar o prazo, previsto em lei, significa um desrespeito inominável a uma  classe que tem dado tanto pelo nosso pais.
Atenciosamente,
Ágide Meneguette
Presidente do Sistema FAEP  
Maiores informações: Assessoria de Comunicação do Sistema FAEP
Jornalista responsável: Cynthia Calderon
(41) 2169-7950
imprensa@faep.com.br
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail imprensa@noticia.sistemafaep.org.br ao seu catálogo de endereços. O Sistema FAEP respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário